Curral Grande_Ricardo Borges
(Foto: Ricardo Borges)

A realidade nos campos de concentração durante a Seca no Ceará dos anos de 1930 foi adaptada aos palcos pelo grupo baiano Coletivo Ponto Zero, que faz curta temporada com o espetáculo teatral ‘Curral Grande’, na Caixa Cultural de Fortaleza (Rua Pessoa Anta, 430, Praia de Iracema), de 2 a 4 de junho. O texto é do cearense Marcos Barbosa.

A montagem mostra a graça e a miséria de um povo que sofreu e vem sofrendo com os processos de higienização social presentes na história do Brasil, a partir de oito cenas independentes que relatam a história dos “Currais do Governo”. Programa imperdível para quem gosta de arte e quer conhecer um pouco mais sobre esse capítulo da nossa história.

O espetáculo utiliza o rádio, que teve forte presença na sociedade dos anos 30, como uma linha que perpassa toda a encenação, indo desde a Radionovela até a trilha sonora original de cantores da época. A peça aborda um tema delicado, criando imagens das histórias implícitas no texto verbal e estruturando um gráfico musical na cena. A comicidade presente no espetáculo ridiculariza a miséria do povo e torna os atores cúmplices e porta-vozes tanto dos flagelados da seca como da burguesia alienada, sem tomar partido ou levantar bandeiras, durante a Era Vargas no Brasil.

O grupo
O Coletivo Ponto Zero foi fundado em Salvador (BA) por um grupo de atores que se encontrou na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, em 2011. O grupo pesquisa, desde sua formação, os aspectos que circundam o ofício do ator, sendo a diversidade estética o principal motivador para suas investigações cênicas. Uma das forças que os movem é o teatro de Bertold Brecht e as poéticas teatrais contemporâneas. Agora estabelecido no Rio de Janeiro, o coletivo vem somando com a cena cultural da cidade, fechando parcerias e colaborações no meio artístico-cultural.

Serviço:
Espetáculo ‘Curral Grande’
Caixa Cultural de Fortaleza
2 a 4 de junho de 2017
Horários: sexta às 20h | sábado às 18h e 20h | domingo às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 01/06, das 10h às 20h