Chama_0139_Alta_CredTomasRangel - Copy
Coletivo Chama (Foto: Tomas Rangel)

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 16 a 18 de junho de 2017, a série musical Nascente e Foz: mestres da literatura brasileira e a MPB contemporânea, que une shows, intervenções poéticas e debates para homenagear três grandes nomes da literatura nacional. A cada dia, músicos compositores contemporâneos dialogam com a obra de um grande poeta que tem influência em suas criações. As intervenções cênicas ficam a cargo de um ator convidado e, ao final de cada espetáculo, junta-se ao elenco um convidado para debater com o público a obra do homenageado.

Com direção cênica de Emílio de Mello, esta série musical busca contribuir para a formação de ouvintes para a nova música e leitores para grandes poetas brasileiros. Cada espetáculo tem um roteiro original que evidencia a relação de filiação entre o grupo musical e o autor homenageado no dia com o canto, a performance instrumental e as declamações de trechos de obras literárias.

No primeiro dia, 16 de junho, o Coletivo Chama e a atriz Miriam Freeland homenageiam Mário de Andrade e, em seguida, o elenco recebe o poeta, teatrólogo e jornalista Oswald Barroso para o debate. No dia 17, o homenageado é o escritor Jorge de Lima, levado à cena pelo músico Thiago Amud, com as intervenções poéticas da atriz Julia Lemmertz. Para o debate, o convidado é o poeta, jornalista e produtor cultural José Inácio Vieira de Melo. No terceiro e último dia, a obra em destaque é de Vinicius de Moraes, no espetáculo apresentado pelo grupo Pietá e o ator Orã Figueiredo. Na sequência, o compositor, poeta e arquiteto Fausto Nilo participa do debate com o elenco.

O projeto Nascente e foz surge num momento delicado da relação entre música popular e literatura no Brasil, em que o efêmero, o hipersimplificado e a reciclagem dos subprodutos da cultura de massa predominam no âmbito da música popular, mesmo daquela saudada pela crítica como “cult”. Indo na contramão dessa tendência, na medida em que trazem à baila questões humanas atemporais e cultivam notável artesania estética, Coletivo Chama, Thiago Amud e Pietá atualizam essa vocação dialógica entre música popular e literatura.

Serviço:
Nascente e Foz: mestres da literatura brasileira e a MPB contemporânea
CAIXA Cultural Fortaleza ( Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
De 16 a 18 de junho
Horários: sexta-feira e sábado às 20h | domingo, às 19h
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Vendas a partir de 15/06, das 10h às 20h, na bilheteria do local (venda restrita a quatro ingressos por pessoa, sendo dois ingressos por sessão)